De 12 de agosto a 16 de agosto de 2024

O XII Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER), evento da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (ANINTER-SH) será realizado este ano com o tema:

DESENVOLVIMENTOS, MITOS, IDEIAS E PROJETOS PARA UM MUNDO EM CONFLITO

Vivemos em um mundo marcado por conflitos de diversas naturezas: sejam eles sociais, políticos,
econômicos ou culturais. Estes conflitos muitas vezes parecem intransponíveis, perpetuando um ciclo
de tensões que afetam a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. A partir desse cenário
desafiador, torna-se essencial promover um espaço de reflexão e debate que busque não apenas
compreender as origens e dinâmicas dos conflitos, mas também apresentar caminhos e horizontes
para superá-los.
O XIII CONINTER, cujo tema é “Desenvolvimentos, mitos, ideias e projetos para um mundo em
conflito” surge como uma resposta necessária a esse contexto complexo e dinâmico. Por meio deste
evento, buscamos reunir acadêmicos, pesquisadores, profissionais e agentes de mudança de
diversas áreas do conhecimento e atuação, vinculados ou não ao campo interdisciplinar, com o intuito
de compartilhar experiências, insights e propostas que possam contribuir para a construção de um
mundo socialmente justo, diverso e democrático.
Portanto, o XIII CONINTER, através Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação
Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (ANINTER-SH) e do Programa de Pós-Graduação em
Desenvolvimento Social (PPGDS) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
convida a comunidade acadêmica a participar e contribuir com os debates promovidos no evento.

Organização do XIII CONINTER

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) com apoio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (ANINTER-SH)

LOCAL: O evento será realizado na Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, campus universitário Prof. Darcy Ribeiro, na cidade de Montes Claros – Minas Gerais

O EVENTO SERÁ REALIZADO PRESENCIALMENTE.

Cronograma

TAXA DE INSCRIÇÃO COM SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Todo(a)(s) o(a)(s) autor(a)(s)(es) e coautor(a)(s)(es) deverão estar devidamente inscrito(a)(s) no XIII CONINTER.

TAXA DE INSCRIÇÃO SEM SUBMISSÃO DE TRABALHOS (OUVINTES)

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE GRUPOS DE TRABALHO (GTS)

Prazo: 12 de março a 05 de abril de 2024.
Serão admitidos, no máximo, 25 (vinte e cinco) GTs.
Normas de proposição: a) observar o tema do XIII CONINTER; b) a temática do GT deve prezar pela amplitude do debate e pela participação plural do(a)(s) inscrito(a)(s); c) pautar-se pela interdisciplinaridade; d) evitar, quando possível, endogenia; e) promover a diversidade institucional e regional.
Propositor(a)(s)(es) habilitado(a)(s): Apenas Doutor(a)(s)(es) integrantes de programas de pós-graduação nas áreas de Ciências Sociais e Humanas e afins no Brasil e no exterior, e que se proponham a coordenar a apresentação das comunicações orais ligadas às suas propostas previamente aprovadas no evento. Caberá às coordenadoras e/ou aos coordenadores de GTs selecionar os trabalhos dentre os trabalhos remetidos, organizar a apresentação de cada um deles, concedendo a cada apresentador (vide item 4.5 deste edital) tempo de exposição de 15 minutos, comentar os textos e as apresentações, e sugerir, se for o caso, adaptações.
Não serão aceitos GTs cuja coordenação esteja composta por Não Doutor(a)(s)(es) ou por Doutor(a)(s)(es) sem vínculo com algum(ns) Programa de Pós-Graduação da Área Interdisciplinar.
Coordenadores (as) de GTs poderão ser convocados a avaliar trabalhos em outros grupos de trabalho, eventualmente.
Modo: A ficha de proposição de Grupo de Trabalho deverá ser preenchida na plataforma da Even3, contendo os dados pessoais, a apresentação de 02 (dois) a 04 (quatro) nomes para a coordenação dos trabalhos, o título do Grupo de Trabalho, a ementa do GT entre 10 e 20 linhas.
As propostas de GT deverão ser encaminhadas por meio do site da Even3 (https://www.even3.com.br/xiiiconinter).
Recomendações: Aos coordenadores e coordenadoras dos GTs aprovados fica a responsabilidade da divulgação (incentivando a participação), da avaliação e relação dos trabalhos aprovados.
Remanejamento/Cancelamento: Os Grupos de Trabalho que não receberem um mínimo de dez (10) inscrições serão cancelados e seus trabalhos serão remanejados pela organização do Evento para áreas temáticas afins. O não cumprimento das responsabilidades estabelecidas neste edital por parte dos coordenadores implicará no cancelamento do GT, a qualquer tempo.
Certificação: Será conferida certificação de participação ao(a)(s) coordenador(a)(s)(es) que atuar(em) em todas as etapas da coordenação/avaliação/condução do seu Grupo de Trabalho no evento.

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE PARTICIPAÇÃO NOS GRUPOS DE TRABALHO
APROVADOS (RESUMOS EXPANDIDOS)

Prazo: Entre 11 de abril a 31 de maio de 2024.
Propositor(a)(s)(es) habilitado(a)(s): Doutor(a)(s)(es), doutorando(a)(s), mestre(a)(s) e mestrando(a)(s) no Brasil e no exterior.
Estudantes de graduação poderão participar apenas enquanto coautor(a)(s)(es).
Modo: submissão através da Plataforma Even3 (https://www.even3.com.br/xiiiconinter). O modelo encontra-se no Anexo 1 deste
edital.
Autorias e coautorias: É permitido a cada inscrito(a) constar em apenas 01 (um) trabalho como autor(a) principal no XIII CONINTER e como coautor(a) em até 03 (três) trabalhos. O(a) orientador(a) só deve constar como coautor(a) se tiver participado da redação final do texto, no limite de 03 (três) trabalhos.
Apresentação do trabalho: O trabalho poderá ser apresentado oralmente por quaisquer de seus(uas) autores(as), exceto por graduandos(as).
No ato de submissão do Resumo Expandido, é necessário indicar o(a) apresentador(a) do trabalho. A alteração do(a) apresentador(a) no dia do evento deverá ser comunicada aos(as) coordenadores(as) de GT para fins de correção na plataforma.
Certificados: Somente receberá Certificado de Apresentação do Trabalho, aquele(a) autor(a) que efetivamente apresentar o trabalho no GT. Os(as) demais autor(es)(as) receberão Certificado de Participação, embora seus nomes possam constar, como coautor (a)(s)(es), no Certificado daquele(a) autor(a) que apresentar o trabalho, desde que devidamente inscrito(a)s no XIII CONINTER.

APROVAÇÃO DAS PROPOSTAS DE PARTICIPAÇÃO NOS GTS

Os(as) coordenadores(as) deverão selecionar os trabalhos que serão apresentados nos GTs verificando sua aderência temática e contribuição para a discussão proposta na ementa. Em caso de inadequação da afinidade temática da proposta submetida, o trabalho poderá ser redistribuído para outro GT.

INSCRIÇÃO DE OUVINTES

Prazo: 11 de junho a 04 de agosto de 2024
Modo: Inscrição através da Plataforma Even3.
Recomendações: A certificação correspondente será feita por evento participado, mediante controle virtual de participação: Sessão de GT e Conferências – 02 horas; Mesas Redondas – 03 horas, Conferências – 01 hora.

ANAIS

Os trabalhos apresentados no XIII CONINTER e que tenham sido submetidos na forma de trabalhos completos e atenderem às normas desse Edital, serão publicados, em forma de Anais, nos sites da Even3 (https://www.even3.com.br/xiiiconinter) e da ANINTER (www.anintersh.org.br).

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Haverá emissão de DOI (Identificador de Objeto Digital) para os Anais do XIII CONINTER. Não haverá emissão de DOI para cada trabalho individualmente, mas é possível que cada autor(a) adquira um DOI específico para seu trabalho na plataforma Even3 (https://www.even3.com.br/xiiiconinter).
Os modelos de para Resumo Expandido e Trabalho Completo estão disponíveis nas páginas seguintes. (Vide Anexo 1 e Anexo 2).
Ao realizar a inscrição, os(as) participantes devem se ater à categoria correta na qual se encaixam, pois poderão ter a sua inscrição invalidada, caso não observem atentamente as modalidades previstas nos itens 2.1 e 2.2 deste Edital.
Casos omissos serão analisados pela Comissão Organizadora do XIII CONINTER

A programação detalhada será divulgada oportunamente no site do evento.

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